Arborização Urbana

Arborização Urbana

               "A Floresta Urbana representa um referencial urbanístico com importante caráter social, político, econômico e arquitetônico. Além de desempenhar condições e propriedades de uma estrutura arquitetônica vegetal, possui importantes atributos históricos, artísticos e paisagísticos. Mas, quando se encontra inserida na malha urbanizada, enfrenta difíceis condições de sobrevivência, embora haja reconhecimento que a massa vegetal serve diariamente às pessoas que buscam um contato com a natureza, ao realizarem suas atividades urbanas.

                Considerando a urbanização como um processo organizado que obedece a modelos de interação entre o homem e o seu meio, os problemas ocorrem no âmbito da gestão integrada num conjunto de ações.

                  Os estudos revelam que em regiões vegetadas, a porcentagem de pessoas obesas é menor, desta forma, acredita-se que as áreas verdes contribuem com a redução do sobrepeso na população, pois além de proporcionar um ambiente refrigerado, ter contato com árvores e com a mata também pode servir de alvo para estratégias ambientais de prevenção da obesidade infantil.

                Ainda no aspecto da saúde humana, a arborização é apontada como fator inibidor do risco dos danos à pele, aos olhos e ao sistema imunológico, prevenindo alguns tipos de tumor de pele derivado da exposição excessiva aos raios solares e à radiação ultravioleta. Outro fator importante de contribuição são os fragmentos de florestas situados próximos ou dentro das cidades que permitem manter a biodiversidade, cujas plantas, insetos e animais encontram abrigo e alimento proveniente dessas florestas."                   * Trecho da publicaçãp Piloto Floresta Urbana - Semam – Governo de Estado de São Paulo

                                                                  --- o ---

          O surgimento das raízes das árvores podadas ocorre de forma diferente daquele observado durante o desenvolvimento natural da planta. Normalmente o novo raizame nasce agora mais superficial e com características alastrantes, o que representa enormes danos às calçadas. De modo a evitar esse sério problema de acessibilidade e segurança, foi desenvolvida um conjunto de placas bastante simples e eficiente.

          Patenteado no INPI com o nome de Defletor de Raízes de Árvores ele é constituído de quatro placas retangulares de concreto, com encaixes nas extremidades, as quais montadas tomam a forma de um tronco de pirâmide. Instalado no mesmo nível da calçada, facilita o trânsito do público, e na medida em que as novas e ainda tenras brotam, vão sendo também gentilmente conduzidas mais para o fundo do solo devido ao ângulo inclinado das paredes da peça.

          Pela praticidade de sua montagem, o Defletor de Raízes de Árvores pode ser também utilizado quando, após a necessária poda de rebaixamento, houver necessidade de diminuir um pouco o comprimento das raízes.

          Veja o vídeo 19 *

Aguarde..